quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

História de sabiá...


Caminhava na estrada
Ouvi uma voz me chamar
Eu olhei mais não vi nada
Lá só tinha um sabiá.

E ele falou de novo
Não precisa se “avexar”
Chegue perto “dona moça”
Que uma história eu vou contar.

Sabiá tu é danado
Mas não vai me enganar
Tem algum piá “marvado”
Querendo me assustar.

Dona moça não se assuste
Que eu to aqui pra ensinar
Lhe contando o meu conto
Que me fez um sabiá.

Então ta vou me sentar
Mas tu preste atenção
Se tu me falar bobagem
Já to com a “peda” na mão.

E eu não sou de duvidar
“muié braba” é o cão
Foi uma “muié” faceira
Que “froxou” meu coração.

Um dia eu fui um “home”
Muito bem “aperçoado”
Muito e bom conquistador
Tinha fama de safado.

Também fui “trabaiador”
Pelo mundo eu cantava
Cada praça era um “shô”
Cada canto uma namorada.

Na beira do Velho Chico
Foi que tive uma cilada
Conheci a margarida
Uma moça encantada.

Bela e fina como a flor
“Braba” como onça pintada
Pra mostrar-lhe meu amor
Foi quase uma luta armada.

“Finarmente” ela aceitou
Quase eu caí no chão
Mas pra ter aquela Dona
Ela pediu condição.

Tive que me enraizar
E largar meu violão
“Trabaiá” com o pai dela
Eu não pude dizer não.

Quando eu abri o “ôio”
Eu já tava era arriado
Margarida meu amor
Havia em mim montado.

Eu fazia os seus “capricho”
Tava bobo e apaixonado
De noite eu era amor
De dia eu era escravo.

“Mermo” com o sofrimento
Margarida eu amava
Sua brabeza, seu ciúme
Eu já nem me importava.

Aprendi a lhe domar
Mas ela me avisava
Se um dia tu aprontar
Vai sentir da minha raiva.

Eu até que acreditava
Mas um dia eu esqueci
Quando vi a Rosa Olinda
Se ofertar toda pra mim.

Êta morena formosa
Me levou a perdição
Voz macia e dengosa
Eu caí na tentação.

Rosa Olinda era da vida
Maltratou meu coração
Levou todo meu dinheiro
Me deixou só de calção.

Foi assim que a margarida
Me encontrou lá no bordel
Tava chorosa e ferida
Pensei que eu ia pro céu.

Margarida minha flor
"Cê" ta entendendo errado
Entrei aqui sem querer
Depois que fui “assartado”.

Mas de nada adiantou
Tava grande sua mágoa
Ela nem me “escuitou”
Só rogou a sua praga.

Eu que bem te avisei
Mas tu não me deu valor
Nem comece a mentir
Tu “cabô” com nosso amor.

Vai se embora dessa terra
Não voltes jamais pra cá
Quando “oiá” moça bonita
Vais virá um sabiá.

Eu “panhei” o meu destino
E saí a caminhar
Sozinho e “cum home” “sô” gente
E com “muié feia” que encontrar.

Essa é a minha história
Dona moça a me “escuitar”
Na frente das bela moça
Eu só sou um sabiá.

Ora amigo sabiá
Se é verdade o que “cantô”
Tu não tens o meu penar
Pois tú “mermo” procurou.

Se um dia se ajuizar
E aprender com a lição
O feitiço vai cessar
E vai ser homem de coração.

Agora eu já vou me embora
Que já ta a anoitecer
Obrigada pela hora
Eu não vou me esquecer.

Quando “home” tu virar
“Percure” Maria Flor
Que eu vou me “certificá”
Se tu realmente “mudô”.

Foi se embora o sabiá
Todo mudo e cambado
Eu só quis foi “ajudá”
Êta bichinho coitado...
*
Denise Viana * Psico-Poeta
*Direitos Autorais Preservados*

4 comentários:

  1. Olha Denise... vc é totalmente singular... Quando leio o que vc escreve é como se eu me visse escrevendo... parece que uma telepatia intelectual... o que vc gosta de escrever, enfatizar, criticar, ou elogiar eu tb gosto...

    Parabéns...

    PS.: Será que o "sabiá" existe ou existiu de verdade??

    ...Continue escrevendo...

    ResponderExcluir
  2. Cara, uma poesia digna de pasargada!
    Muito legal mesmo Dê, dá pra contar "prus" "fí"!

    ResponderExcluir
  3. Eita, essa menina
    Que gosta de encantar
    Escrevendo poesias
    Até sobre um sabiá
    Uma estória tão bonita
    Que até dá pra chorar!


    Linda poesia, Nyse!!!
    Vc é mto sensível às descobertas de histórias verdadeiras que pairam no mundo da inspiração e as torna mitos belíssimos como em forma de canção!!!

    Bjussss

    ResponderExcluir
  4. Linda Denny. Aprendi gostar de você pela sua simplicidade.
    Isso vale ouro menina!!! Vejamos pelo seu blog esta muito lindo e bem organizado.
    E essa sua poesia esta maravilhosa.
    Parabéns amiga linda!!!
    Beijos de Anna A FLOR DE LIS. Visite o recanto das flores quando puder.

    ResponderExcluir

Contribua com o seu Comentário...