terça-feira, 5 de julho de 2011

Para onde quiser...


Não é que "mais vale um pássaro na mão...", nada está garantido (tampouco “caprichoso”, lembrando das disputas amazônicas...), é só um medo sutil de não ouvir mais nenhum canto, de que nenhuma ave airosa retorne aos jardins da menina, que não terá a coragem de prender nenhum pássaro amado (mesmo numa gaiola belíssima, digna de “um pássaro que se ama muito”¹). Ela sente que suas asas frágeis estão ficando cada vez mais firmes, ainda que leves, mas com aquela gostosa sensação de que também poderá voar, a qualquer momento, e para onde quiser.

Denise Viana * Psico-Poeta


¹ Citação do Conto "A menina e O Pássaro Encantado" de Rubem Alves

5 comentários:

  1. A cada dia a gente aprende mais que bom mesmo é pássaro solto.. livre.. que alcança altos voos.. que nos encanta com suas belas penas.. com seu charme e leveza.. e a cada dia também queremos ser pássaros assim.. e estamos em fase de crescimento, de fortalecimento das asas.. mas sabemos que pássaros também passam por fases.. trocam as penas.. e se renovam.. Que este renovo seja real.. E que a gostosa sensação de liberdade do voo nos alimente a cada dia.. Obrigado pelas provocações e reflexões.. beijos

    ResponderExcluir
  2. Somos águias, que depois de 50,70 anos, arranca suas próprias unhas, para alçar vôos mais altos ainda! E rumo ao infinito.
    Beijos, querida Denise.

    ResponderExcluir
  3. Lembro de uma das canções mais lindas que conheço: "O Sonho de Ícaro" do cantor Biafra. Deixo alguns trechos mais marcantes pra mim, e que creio ser a mímese perfeita deste lindo texto.

    "Voar, voar
    Subir, subir
    Ir por onde for
    Descer até o céu cair
    Ou mudar de cor [...]

    O que sai de mim
    Vem do prazer
    De querer sentir
    O que eu não posso ter
    O que faz de mim
    Ser o que sou
    É gostar de ir
    Por onde, ninguém for...

    Do alto coração
    Mais alto coração [...]

    Repetir o amor
    Já satisfaz
    Dentro do bombom
    Há um licor a mais
    Ir até que um dia
    Chegue enfim
    Em que o sol derreta
    A cera até o fim...

    Do alto, coração
    Mais alto, coração"

    Todo pássaro tem medo de voar quando é muito novo. Há até aves que empurram os seus filhotes de cima do penhasco para que eles tenham a certeza de que são feitos para voar. Como deve ser duro para a mamãe pássaro... Por mais que ela saiba que seu filhote pode voar, nunca se tem a certeza de que ele mesmo vai conseguir acreditar em si mesmo.

    Confiaremos algum dia em nossas asas? Saberemos que mesmo frágeis elas suportam o nosso peso? Que elas nos elevará acima das nuvens com os nossos pesos?

    Como disse Mona: "Obrigado pelas provocações e reflexões"

    Obrigado, Nyse!!!

    ResponderExcluir
  4. Sempre perfeitas e reflexivas suas postagens...adoro!Parabéns

    Elaine Santana

    ResponderExcluir
  5. algo para se pensar sem duvida..


    se possível, visite meu blog

    www.semente-terra.blogspot.com

    ResponderExcluir

Contribua com o seu Comentário...